Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Eriocnema fulva Naudin VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 27-10-2011

Criterio: D2

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Endêmica do estado de Minas Gerais, está distribuída em áreas de mineração e com ocorrência de fogo, sendo essas duas ameaças citadas pelo especialista como mais significativas. Está sujeita a menos de cinco situações de ameaça, que caso não sejam controladas podem exterminar subpopulações diminuindo drasticamente o número de indivíduos da espécie.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Eriocnema acaulis (Cham.) Triana;

Família: Melastomataceae

Sinônimos:

  • > Eriocnema fulva ;
  • > Eriocnema hilariana ;
  • > Bertolonia acaulis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

O gênero tem apenas duas espécies, Eriocnema fulva e Eriocnema acaulis, ambas endêmicas no estado de Minas Gerais (Cogniaux, 1883 apud Andrade, 2004).

Distribuição

Espécie endêmica de Minas Gerais (Martins; Bernado, 2010)

Ecologia

Essa espécie ocorre em Mata Atlântica e Cerrado (Martins; Bernardo, 2010). Os indivíduos de E. fulva ocorrem agrupados em paredões rochosos, na beira de riachos sombreados pela Mata Atlântica estacional semidecídua e têm caule que pendem do barranco (Andrade; Santos; Martins, 2008).A floração ocorre de novembro e dezembro (Andrade; Forni-Martins; Martins, 2007). É polinizada por abelhas e dispersa pelo vento ou pela água ( Andrade; Forni-Martins; Martins, 2007). Embora o fruto seja do tipo cápsula com sementes pequenas, a dispersão (anemocoria ou hidrocoria) parece não ocorrer a distâncias longas, como é observada em outras espécies de Melastomataceae com síndrome de dispersão semelhante ( Andrade; Forni-Martins; Martins, 2007).

Ameaças

10.5 Fire
Incidência local
Severidade medium
Detalhes Andrade (2004) cita incêndios na Área de Proteção Ambiental (APA) Cachoeira das Andorinhas.

1.3.1 Mining
Severidade very high
Detalhes Essa espécie também ocorre em área de extração de minério de ferro no Quadrilátero Ferrífero (Carmo, 2010)

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Essa espécie, apesar da distribuição restrita, foi estudada na Reserva Particular do Patrimônio Natural Mata do Jambreiro (Andrade, 2004).

3.3 Biology and Ecology
Situação: needed
Observações: Andrade (2004) recomenda que para conservação da espécie, "além da identificação do polinizador haja o monitoramento da produção de frutos e da viabilidade de sementes duas vezes ao ano. Ao mesmo tempo procurar cultivar estas sementes com controle de luz e temperatura para estabelecer os procedimentos para conservação ex situ. Considerando os dados para estrutura da população aconselhamos o estudo da dinâmica populacional de longo prazo para verificar tendências de aumento ou diminuição de número de indivíduos em cada local. Também é importante o monitoramento da saúde dos maiores indivíduos, a contagem periódica do número destes na população juntamente com a estimativa do número de frutos produzidos que é um bom indicador para verificar a constância na produção de sementes pelas plantas matrizes. O crescimento foliar, também fornece informações para conservação da espécie mostrando a situação do local. O monitoramento das folhas novas é aconselhável, pois pode indicar a saúde da planta. Os indivíduos com maior caule e maior comprimento de limbo possuem maior probabilidade de sobrevivência. A presença de indivíduos jovens com folhas pequenas indicam que o local tem condições propícias para estabelecimento da população."

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Vulnerável" (VU). Lista vermelha da flora de Minas Gerais(COPAM-MG, 1997).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Em perigo" (EN). Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008),anexo 1.

Referências

- FLÁVIO FONSECA DO CARMO. Importância Ambiental e Estado de Conservação dos Ecossistemas de Cangas no Quadrilátero Ferrífero e Proposta de Áreas-Alvo para a Investigação e Proteção da Biodiversidade em Minas Gerais. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

- ANDRADE, P. M.; SANTOS, F. A. M.; MARTINS, F. R. Size Structure and Fertility in an Eriocnema fulva Naudin (Melastomataceae) Population in Southeastern Brazil. Brazilian Journal of Biology, v. 67, p. 685-693, 2007.

- MARTINS, A.B., BERNARDO, K.F.R. Eriocnema in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB009464>. Acesso em: 3/5/2012.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Eriocnema fulva in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Eriocnema fulva>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 27/10/2011 - 13:02:35